Qual a dose diária recomendada de açúcar?

Data

O consumo excessivo de açúcar tem muitos efeitos negativos para a saúde. Grandes quantidades de alimentos e bebidas açucaradas podem causar problemas, incluindo ganho de peso, problemas de açúcar no sangue, aumento do risco de doenças cardíacas, certos tipos de cancro ou cárie dentária.

De acordo com a American Heart Association (AHA), a quantidade máxima de açúcares adicionados que uma pessoa deve consumir em um dia é:

  • Homens: 150 calorias por dia (37,5 gramas ou 9 colheres de chá)
  • Mulheres: 100 calorias por dia (25 gramas ou 6 colheres de chá)

Bebidas açucaradas e doces devem ser consumidos com moderação. Embora comer pequenas quantidades seja perfeitamente saudável, deve limitar o açúcar sempre que possível. Concentrar-se em alimentos não processados ​​reduz automaticamente a quantidade de açúcar na sua dieta.

Limite o seguinte para evitar o consumo de açúcar adicionado:

  1. Refrigerantes. Uma lata (355 ml) de refrigerante contém até 8 colheres de chá de açúcar.
  2. Sumos de fruta. Os sumos de frutas contêm a mesma quantidade de açúcar que os refrigerantes. Escolha frutas inteiras ou enlatadas sem adição de adoçantes.
  3. Chocolates e doces. Tente limitar o seu consumo.
  4. Alimentos processados. Biscoitos, bolos, tortas e outros produtos de panificação tendem a ser muito ricos em açúcar e carboidratos refinados.
  5. Alimentos com baixo teor de gordura. Alimentos que tiveram a gordura removida geralmente são ricos em açúcar.

É importante ler os rótulos nutricionais dos alimentos. Mesmo os alimentos rotulados como “alimentos saudáveis” podem ser carregados com açúcares adicionados.

  • Saiba que o açúcar tem muitos nomes. Esses nomes incluem açúcar, sacarose, xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS), caldo de cana desidratado, frutose, glicose, dextrose, xarope, açúcar de cana, açúcar bruto, xarope de milho e outros.
  • Verifique a lista de ingredientes. Se a lista de ingredientes de um alimento embalado contiver açúcar nos 3 primeiros ingredientes ou mais de um tipo de açúcar, é melhor evitá-lo.
  • Cuidado com os alimentos “saudáveis” ricos em açúcar. Muitos alimentos com alto teor de açúcar que costumam ser rotulados como saudáveis ​​que se enquadram na mesma categoria. Estes incluem agave, mel, açúcar de cana orgânico e açúcar de coco. https://alterlife.gr/diatrofi/poia-ei

Lembre-se, ao ler os rótulos nutricionais, que 4 gramas de açúcar equivalem a 1 colher de chá.http://www.instagram.com/foz_health_club

Peça um acompanhamento nutricional para o ajudar no controle da ingestão de açúcar https://fozhealthclub.pt/nutricionista/

Fale connosco!